NÓS ACREDITAMOS: NAS PESSOAS | NA NATUREZA | NO EQUILÍBRIO
Energia Solar Fotovoltaica no Brasil: fonte de economia, oportunidades e investimentos!
NÓS ACREDITAMOS: NAS PESSOAS | NA NATUREZA | NO EQUILÍBRIO

Energia Solar Fotovoltaica no Brasil: fonte de economia, oportunidades e investimentos!


Postado em 12/11/2017

Nos últimos anos a questão energética tem sido pauta de discussões no mundo todo, motivada por fatores como o aquecimento global, provocado pela emissão de gases de efeito estufa, derivados, em parte, da energia elétrica produzida por meio do uso de combustíveis fósseis.

Preocupados em garantir a preservação dos recursos naturais, cada vez mais impactados pelo crescimento da população e do consumo, governos, iniciativa privada e consumidores investem no desenvolvimento de projetos que privilegiem a utilização de fontes renováveis de energia, atendendo as necessidades atuais, sem, no entanto, comprometer o acesso para as gerações futuras.

Entre as tecnologias disponíveis para diversificar a matriz energética mundial a que apresenta crescimento mais expressivo é a energia solar fotovoltaica. Acessível e  limpa a energia solar tem sido apontada como uma das principais soluções para suprir o aumento do consumo energético do país e, do lado dos consumidores, a opção para reduzir o valor da conta de energia.

De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), se todo potencial da geração de energia solar nas residências e comércios fosse aproveitado o país produziria 283,5 milhões de MW por ano, um volume equivalente ao dobro do atual consumo doméstico.De olho nesse avanço, o setor atrai cada vez mais investidores.

A Aneel estima que até 2024, 1,2 milhão de unidades deverão produzir sua própria energia elétrica, por meio de sistemas de micro e minigeração distribuída, que permitem que qualquer residência ou empresa, conectados à rede de distribuição por instalações de unidades consumidoras, gere energia para consumo próprio: autossustentabilidade e consciência socioambiental aliada a economia financeira.

O processo de geração poderá ser também compartilhado – quando consórcios ou cooperativas utilizam a energia gerada para redução das contas dos consorciados ou cooperados. Ou mesmo condomínios residenciais e comerciais, em que toda a energia gerada poderá ser distribuída entre os participantes e a redução da conta aplicada ao consumo das instalações do próprio condomínio.

Esses números demonstram que o investimento em energia solar fotovoltaica é seguro e traz retorno financeiro. Para um crescimento ainda mais sustentável, o incentivo a mini e microgeração, por parte do governo, é um fator importante para o crescimento do setor e também para haja a diminuição dos custos para aquisição dos equipamentos e consequentemente, popularização do uso destas tecnologias.

Confira a materia completa aqui.


Receba novidades em seu e-mail



Av. Ireno da Silva Venâncio, 199
G 21A | Sala 1
CEP 18111 100 Votorantim, SP
Íon Energia 2018
Powered by Interatron/Yank